Análises e Estudos do Jornalismo

Site sobre Estudos do Jornalismo e da Comunicação

Teoria do Gatekeeper ou Teoria da Ação Pessoal

Posted by analisesdejornalismo em agosto 20, 2009

Aviso Importante:

Estamos mudando de endereço para melhorar nossos serviços. A partir de agora o Análises e Estudos do Jornalismo passa a ter caráter profissional, no seguinte endereço: www.estudosdojornalismo.com.br. Acesse já! Em breve, este blog atual será desativado. No novo endereço virão muito mais artigos, estudos e também uma nova seção sobre Concursos Públicos para Jornalistas.

_________________________________________________________________________________

Por Bruno Barros Barreira

O termo Gatekeeper significa Guardião do portal. Só por essa definição já podemos notar claramente que a teoria repousa sobre o processo de produção e seleção de notícias, partindo da ação pessoal do profissional da área: o jornalista – mais especificamente na função de editor, já que a figura do Gatekeeper mostra um agente que decide o que se transformará efetivamente em fato ou acontecimento noticiado, ou se será simplesmente descartado.

Em termos acadêmicos, sabe-se que a Teoria do Gatekeeper é uma das primeiras a surgir na literatura específica do jornalismo. Seus contornos foram traçados na década de 1950, por David Mannig White. O pesquisador acompanhou a rotina do “Mr. Gate”, um editor… LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI (MUDAMOS DE ENDEREÇO)

O artigo acima foi retirado do livro “Teorias e Técnicas do Jornalismo e da Comunicação”
Para ter acesso as outras teorias do jornalismo e da comunicação, compre hoje mesmo esta excelente obra. Um livro completo sobre
as Teorias da Comunicação e do Jornalismo com uma linguagem
simples, objetiva e fácil de entender!

 Compre aqui o livro 'Teorias e Técnicas do Jornalismo e da Comunicação'

Deixe um comentário