Análises e Estudos do Jornalismo

Site sobre Estudos do Jornalismo e da Comunicação

PEC dos jornalistas já tem relator

Posted by analisesdejornalismo em agosto 20, 2009

Será criada uma comissão especial para acelerar a votação no Congresso

Por Bruno Barros Barreira

Na reação contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados dá mais um passo para resgatar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Esta semana, o Projeto de Emenda Constitucional 386/09, já conhecida como PEC dos jornalistas foi recebida e seu relator será o deputado federal Maurício Rands (PT-PE), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A autoria do projeto é do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). A proposta será avaliada em conjunto com outras duas que versam sobre o mesmo tema. De acordo com informações da Câmara dos Deputados será criada até mesmo uma comissão especial para que os tramites sobre o assunto possam correr deforma acelerada.

Protestos

A resposta rápida da Câmara dos Deputados acontece devido a forte mobilização dos jornalistas em todo o país, que recebeu o apoio de diversas entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversos conselhos federais profissionais.

Em recente pesquisa coordenada pelo Instituto Census, a própria população brasileira é favorável a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista. Cerca de 75% dos entrevistos disseram que para atuar na área deve ser obrigatória a formação específica em jornalismo.

Uma resposta to “PEC dos jornalistas já tem relator”

  1. […] acordo com Bruno Barros Barreira, em artigo publicado no site Análises de Jornalismo, a criação da PEC do Diploma – inicialmente chamada […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: