Análises e Estudos do Jornalismo

Site sobre Estudos do Jornalismo e da Comunicação

Jornalista concurseiro: como anda a sua memória?

Posted by analisesdejornalismo em novembro 12, 2013

Por Michele Barros
Olá, concurseiros jornalistas!
Para começar bem a semana trago o curso de memorização do psicólogo Alberto Dell’Isola, conhecido como super memória. São seis vídeoaulas em que o especialista em memória dá dicas e explicações acerca do processo de memorização nos estudos para concursos, ensina a elaborar mapas mentais e mostra como enfrentar o nosso maior concorrente — nós mesmos.
O autossabotador, como denomina o especialista, é o principal rival dos concurseiros; saber como enfrentá-lo tornará a concentração e, consequentemente, a assimilação dos conteúdos mais eficaz.
Vale a pena dar uma parada nos estudos para assistir aos vídeos. Mesmo que algumas dicas como a elaboração e estudo de mapas mentais sejam mais voltadas para a área jurídica é fácil adaptá-las a nossa realidade para construir estratégias para uma melhor memorização dos estudos. Foi de lá, inclusive, que retirei algumas ideias para o post sobre como fazer uma boa prova.
Estudando, percebi o quanto é real o que ele diz sobre a perda de concentração, quebra da leitura sequencial e demais problemas que fazem com que o nosso rendimento nos estudos diminua. Identificá-los rapidamente nos torna cada vez mais direcionados e espertos para não deixar o sabotador nos derrotar.
Para quem quiser saber mais sobre como fazer mapas mentais, neste link há diversos softwares disponíveis para download. A maioria é em inglês, mas são bem intuitivos e fáceis de usar.
Tudo isso ajudará a otimizar o tempo dos estudos, um dos pontos mais problemáticos para os concurseiros que dispõem de poucas horas livres para estudar.
Além dos vídeos gratuitos, Dell’Isola mantém o blog Super Memória com um rico material sobre o tema, para aqueles que se interessam pelos mistérios e curiosidades do cérebro humano.
Seguem abaixo os links para as vídeoaulas:

Curso de memorização COMPLETO 1/6

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: