Análises e Estudos do Jornalismo

Site sobre Estudos do Jornalismo e da Comunicação

Unesco aponta o Brasil como um dos dez piores países do mundo para jornalistas

Posted by analisesdejornalismo em outubro 16, 2013

Fonte: Portal da Imprensa

Um levantamento realizado pela Unesco, em parceria com organizações internacionais de proteção aos jornalistas, como Repórteres Sem Fronteiras, mostra o Brasil como um dos dez piores países do mundo para o exercício da profissão. Até maio deste ano, cinco jornalistas foram assassinados, a maioria em cidades do interior.

Crédito:Reprodução
Sérgio Silva é um dos profissionais de imprensa feridos nas manifestações no país

De acordo com o G1, a discussão foi abordada na última terça-feira (15/10), durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, na PUC-Rio, no painel de debates sobre violência e ameaças contra jornalistas, que contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

Os protestos iniciados em junho contabilizaram 83 casos de violência contra jornalistas. Segundo a Abraji, 85% dos casos foram provocados pela violência policial e 15% pelos manifestantes. Para a ministra, os policiais devem ter atuação pública controlada. “Todo ataque deve ser analisado como algo que fere às atribuições da polícia”. Ela defendeu ainda a federalização de crimes contra jornalistas e que os profissionais entrassem na categoria de defensores dos direitos humanos.

No encontro, participaram Lucien Muñoz, representante da Unesco, o órgão das Nações Unidas para o desenvolvimento educacional, científico e cultural, e de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: